Tailândia lança “The New Thailand” para redefinir o turismo em 2026

Foto: Divulgação TAT

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), subordinada ao Ministério do Turismo e Esportes, lançou sua estratégia para 2026 sob o tema “Value is The New Volume” — inaugurando “The New Thailand” e sinalizando uma mudança ousada para redefinir o turismo tailandês por meio da qualidade, do equilíbrio e da sustentabilidade.

Key figures from Thailand’s tourism, cultural, and government sectors unite on stage at the official launch of TAT’s 2026 strategy, held at Queen Sirikit National Convention Centre, Bangkok. (Foto: Divulgação TAT)
Key figures from Thailand’s tourism, cultural, and government sectors unite on stage at the official launch of TAT’s 2026 strategy, held at Queen Sirikit National Convention Centre, Bangkok. (Foto: Divulgação TAT)

O anúncio foi realizado em Bangkok, com a presença da Ministra da Cultura, Sra. Paetongtarn Shinawatra, do Ministro do Turismo e Esportes, Sr. Sorawong Thienthong, juntamente com a Vice-Ministra do Interior, Sra. Teerarat Samretvanich, executivos do Ministério do Turismo, incluindo a TAT e operadores turísticos.

Mr. Sorawong Thienthong, Minister of Tourism and Sports, announces Thailand’s 2026 tourism transformation strategy—highlighting a bold shift toward quality, trust, and sustainable growth. (Foto: Divulgação TAT)
Mr. Sorawong Thienthong, Minister of Tourism and Sports, announces Thailand’s 2026 tourism transformation strategy—highlighting a bold shift toward quality, trust, and sustainable growth. (Foto: Divulgação TAT)

O Sr. Sorawong Thienthong, Ministro do Turismo e Esportes, afirmou que, apesar de o turismo global ter enfrentado diversos desafios em 2024, a Tailândia continua sendo um destino de destaque, tendo recebido mais de 18,08 milhões de visitantes internacionais até o momento neste ano. Em resposta à mudança no cenário turístico, o governo aprovou um orçamento de 4,5 bilhões de bahts para impulsionar 22 iniciativas estratégicas construídas em torno de cinco novos paradigmas: Novo Cliente, Novo Produto, Novas Parcerias, Nova Estratégia de Marketing e Novos Indicadores-Chave de Desempenho. Além disso, será dada forte ênfase ao soft power e à identidade cultural da Tailândia para fortalecer seu apelo internacional.

“O turismo não se trata mais apenas de números — trata-se de confiança, valor e inclusão. A Tailândia não está simplesmente se recuperando, mas construindo para o futuro — com segurança, inovação e crescimento sustentável como base para uma nova era do turismo tailandês”, acrescentou o Sr. Sorawong.

A Sra. Thapanee Kiatphaibool, Governadora da TAT, declarou: “2026 marca o início de uma mudança fundamental em direção à Nova Tailândia — onde o sucesso do turismo é definido por valor, não por volume. Enfatizaremos a qualidade, o equilíbrio e o crescimento a longo prazo, alicerçados em experiências genuínas para os visitantes e em benefícios tangíveis para as comunidades tailandesas. O turismo não só trará alegria, mas também prosperidade duradoura.”

Para apoiar esta estratégia multidirecional, a TAT está elevando os produtos turísticos da Tailândia por meio da inovação, identidade e inclusão. O foco está na criação de ofertas distintas e locais que ressoem com as diversas motivações dos viajantes e mostrem a profundidade cultural da Tailândia. Tudo será desenvolvido por meio de uma colaboração profunda com o governo, o setor privado, as comunidades e a mídia, garantindo que cada oferta seja baseada na autenticidade e voltada para o valor a longo prazo.

A TAT também fortalecerá a conectividade e os padrões para oferecer suporte a essas experiências aprimoradas. Novas rotas de viagem — por terra, mar, ar e ferrovia — conectarão as principais cidades e destinos emergentes na Tailândia e em toda a região. Novas opções de viagem — como cruzeiros pelo Mekong, trens temáticos — tornarão as viagens mais fluidas, imersivas e conectadas. Em termos de qualidade, certificações emblemáticas como o Thailand Tourism Awards, o TAT Certified (STGs STAR e STAR Plus) e o CF Hotels elevarão o padrão em todo o setor. Krabi, continuando como um protótipo de turismo sustentável, liderará com dez rotas certificadas e apresentadas internacionalmente. Isso será reforçado pelo lançamento do Trusted Thailand (Selo de Viagem Segura) em agosto, garantindo que segurança, acessibilidade e excelência em serviços não sejam apenas prometidos, mas comprovadas.

Complementando esses esforços, o TAT aproveitará o poder de eventos e festivais mundiais como impulsionadores da demanda, sob a estratégia International Festival Focus. O calendário cultural da Tailândia será repleto de momentos de destaque — desde celebrações com raízes históricas como o Maha Loy Krathong em Sukhothai, até espetáculos de grande escala como o Amazing Thailand Countdown, o show de luzes Vijitr Chao Phraya, e o mundialmente icônico Maha Songkran World Water Festival. No âmbito esportivo, eventos importantes como a Amazing Thailand Marathon 2025, 33rd SEA Games reforçarão o status da Tailândia como um importante centro de turismo esportivo, amplificado por embaixadores globais.

Estilo de vida e entretenimento também serão o centro das atenções, com festivais que atraem públicos diversos, incluindo a cerimônia mundial de Wai Kru Muay Thai, o Ano Novo Chinês e o Grand Diwali 2025. Um momento marcante chegará com o Tomorrowland Thailand 2026, marcando a primeira edição completa do lendário festival belga de música eletrônica na Ásia — tudo parte da estratégia da Tailândia para ampliar o soft power cultural por meio de celebrações que repercutem mundialmente.

Em 2026, o sucesso será definido não apenas pelo número de chegadas, mas pela qualidade das experiências proporcionadas, pela satisfação de todos os stakeholders e pela ascensão da Tailândia ao top 15 das economias turísticas do mundo. Este é o nosso momento de mudar da popularidade para o propósito — reequilibrando o setor e avançando em direção à verdadeira qualidade. Com sustentabilidade, colaboração e identidade local em seu cerne, a Tailândia está pronta para se tornar não apenas um destino a ser visitado, mas um destino de valor duradouro”, concluiu a Sra. Thapanee.