Parque nacional Khao Sam Roi Yot ganha prestigiado prêmio ambiental

 

Um parque nacional na província de Prachuap Khirik Khan, na Tailândia, ganhou um prestigiado prêmio ambiental, concedido pelo Departamento de Promoção da Qualidade Ambiental e o pelo Departamento de Parques Nacionais do país. O Parque Nacional Khao Sam Roi Yot recebeu o Prêmio Green National Park Shield, em reconhecimento por seus esforços na proteção das belezas naturais e a biodiversidade da região, além de promover práticas de turismo sustentável.

O prêmio é concedido a parques que adotam práticas excepcionais de gestão ambiental, como áreas como gestão de resíduos, eficiência energética e esforços de conservação. Dos 26 participantes do prêmio, o Parque Nacional Khao Sam Roi Yot obteve o status de “muito bom” com 79,62%.

O Parque Nacional Khao Sam Roi Yot foi estabelecido em 1966. O parque possui uma variedade de ecossistemas diversos, que incluem florestas de mangue, pântanos de água doce, falésias calcárias e praias arenosas. O nome do parque, que se traduz como “montanha com trezentos picos”, refere-se às impressionantes formações cársticas que dominam a paisagem.

O parque é um atrativo turístico que equilibra com sucesso esforços de conservação com práticas de turismo sustentável através da implementação de várias iniciativas de gestão ambiental, como campanhas de redução de resíduos, esforços de limpeza de praias e programas educacionais que incentivam um comportamento ecológico entre os visitantes.

Além disso, o parque apoiou ativamente as comunidades locais e incentivou práticas de turismo responsável oferecendo programas de treinamento e oportunidades de trabalho para os residentes, e incentivando visitantes a apoiar os negócios locais e adquirir produtos locais sustentáveis como lembranças.

Os esforços do Parque Nacional Khao Sam Roi Yot em preservar a beleza natural e a biodiversidade da região, promovendo práticas de turismo sustentável, são altamente louváveis. O prêmio Green National Park Shield é um reconhecimento merecido do compromisso do parque com a conservação ambiental e o turismo sustentável.

A Tailândia tem mais de 100 parques nacionais. Muitos dos parques nacionais do país abrigam espécies raras e ameaçadas de extinção, como o elefante asiático, o tigre e o gaur. Os parques nacionais na Tailândia também desempenham um papel importante na proteção do patrimônio cultural do país. Muitos parques abrigam templos históricos, santuários e outros marcos culturais, uma parte importante da indústria do turismo do país, atraindo milhões de visitantes todos os anos e gerando receitas significativas para as comunidades locais. Os parques nacionais do país oferecem paisagens pitorescas para os visitantes se aventurarem e explorar.