Tailândia inicia Plano Estratégico para atrair 200 milhões de passageiros até 2031

Com quase 40 milhões de visitantes estrangeiros em 2019, a Tailândia é um dos destinos preferidos dos turistas de todo o mundo.

Diante do aumento do número de visitantes estrangeiros e da crescente participação do turismo internacional em seu PIB, a Tailândia há vários anos se esforça para desenvolver seu setor de turismo e manter-se como o destino escolhido por viajantes internacionais, desenvolvendo-se rapidamente em termos de infraestrutura turística, oferta de hotéis, restaurantes e atividades turísticas de boa qualidade.

Praias de areia branca, vegetação exuberante, gastronomia única e cultura exótica: a terra dos sorrisos com certeza tem alguma atração que vai fazer você querer conhecer. Para poder receber cada vez mais passageiros em seus aeroportos, o país está investindo na ampliação de seus principais aeroportos.

Para atender às previsões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que prevê 200 milhões de chegadas de estrangeiros na Tailândia até 2031, o país planeja investir na expansão de quatro de seus principais aeroportos internacionais.

Os quatro principais projetos de expansão aeroportuária são:

Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi Fase 2

O novo terminal SAT-1 aumentará a capacidade do aeroporto de 45 milhões para 60 milhões por ano. Uma terceira pista está em construção e será concluída em 2024. Com a conclusão da obra, o aeroporto poderá receber 94 voos por hora, ante 68 voos por hora atualmente.

Aeroporto internacional Don Mueang Fase 3

Em 29 de novembro, o Gabinete aprovou o desenvolvimento da Fase 3. A construção começará este ano e deverá ser concluída em 2029. Uma vez concluído, o Aeroporto Don Mueang poderá receber 40 milhões de passageiros por ano, contra 30 milhões atualmente.

Expansão do Aeroporto Internacional Rayong U-Tapao

A expansão ocorrerá em quatro fases e, uma vez concluída em 2055, o aeroporto terá capacidade para receber 60 milhões de passageiros por ano.

A primeira fase seria concluída em 2024, após o que o aeroporto seria capaz de receber 15,9 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto Internacional de Phuket Fase 2

O projeto visa aumentar a capacidade de passageiros de 12,5 milhões para 18 milhões por ano. O projeto inclui a ampliação do terminal internacional e a ampliação dos hangares de aeronaves, além da ampliação da infraestrutura básica.

Com 11,15 milhões de turistas estrangeiros, a Tailândia superou sua meta de turismo em 2022. Devido aos rigorosos regulamentos globais de viagens da COVID que restringiam todas as viagens internacionais, o número representou um aumento significativo em relação a 2021, quando apenas 428.000 turistas entraram no país.

A Tailândia pretende atrair 25 milhões de visitantes internacionais em 2023.