Tailândia mantém regras de reabertura total

Atualizado em 11 de Janeiro de 2023, às 08.00hs.

Bangkok – A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) reafirma que o país continua a receber viajantes de todo o mundo, de acordo com a política de reabertura total iniciada em 01 de Outubro de 2022.

Segundo o Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Saúde Pública da Tailândia, Anutin Charnvirakul: “Os viajantes internacionais que chegam à Tailândia não são obrigados a apresentar comprovante de vacinação”.

 Além disso, não há obrigatoriedade de apresentação de teste ATK ou RT-PCR por turistas estrangeiros.

Como parte da política de reabertura total ao turismo, a Tailândia também oferece um período de permanência mais longo ao visitantes. Em vigor até 31 de março de 2023, o período de permanência é estendido de 30 para 45 dias aos turistas de países/territórios com direito à isenção de visto e de15 para 30 dias àqueles elegíveis para o Visto na Chegada – Visa on Arrival (VOA).

No entanto, enquanto a Tailândia recebe todos os visitantes, outros mercados podem exigir que os visitantes que chegam, incluindo seus próprios cidadãos voltando para casa, apresentem um resultado de PCR negativo.

Assim, buscando a adequação às regras desses países – entre eles China e Índia – os passageiros vindos de países que exigem o teste RT-PCR devem apresentar um seguro de saúde que cubra o tratamento do COVID-19 para entrada na Tailândia.

Com a campanha ‘Visit Thailand Year 2023: Amazing New Chapters’, turistas de todos o mundo são convidados para vivenciar a grande variedade de maravilhosas experiências, produtos e serviços turísticos que a Tailândia oferece.

Medidas de saúde pública para entrada de viajantes estrangeiros na Tailândia

Em 10 de janeiro de 2023, o Departamento de Controle de Doenças (DDC), Ministério da Saúde Pública (MoPH) emitiu “Medidas de saúde pública para entrada de viajantes estrangeiros na Tailândia” conforme segue:

  1. Fim da obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação para COVID-19.
  2. Viajantes vindos dos países que exigem resultados negativos do teste RT-PCR antes da partida da Tailândia devem apresentar um seguro de saúde com cobertura mínima de US$ 10.000 para tratamento de COVID-19 assim como a estadia de 7 dias adicionais na Tailândia.
    • Pessoas viajando a negócios, incluindo tripulantes e estudantes, podem apresentar uma carta oficial do anfitrião ou outra forma de seguro para cobrir tal necessidade.
    • Um oficial de quarentena verificará aleatoriamente o comprovante de seguro dos viajantes vindos dos países listados. Caso esse viajante não apresente o comprovante de seguro, ele deverá adquirir um seguro de saúde antes da imigração.

 

  1. Portadores de passaporte tailandês e passageiros em trânsito/transfer estão livres das checagens do Seguro saúde.

 

  1. As companhias aéreas devem aderir ao regulamento e cumprir as orientações determinadas, como solicitar aos passageiros que usem máscara o tempo todo, exceto durante as refeições ou emergências.

 

  1. Qualquer passageiro com sintomas de COVID-19 na chegada será orientado a submeter-se a um teste de COVID-19.

O DDC incluiu a China Continental e a Índia em sua lista de países que exigem que todos os viajantes apresentem resultados negativos nos testes RT-PCR antes da partida da Tailândia. Os viajantes podem entrar em contato com a linha direta do DDC pelo número 1442 ou visitar https://ddc.moph.go.th/index.php  para mais informações.

 

 Comunicado às Missões Aéreas

Também em 10 de janeiro de 2023, a Autoridade de Aviação Civil da Tailândia (CAAT) emitiu um Comunicado às Missões Aéreas (Notice to Air Missions – NOTAM) para companhias aéreas que voam para a Tailândia, de acordo com as Medidas de Saúde Pública para entrada de Viajantes Estrangeiros na Tailândia emitidas no mesmo dia pelo DDC , MoPH.

O NOTAM comunicou as orientações sobre o seguro saúde, bem como outras recomendações relacionadas à saúde. O objetivo do CAAT e das autoridades de viagens envolvidas é facilitar a entrada e oferecer a melhor experiência possível ao visitante.

O NOTAM tem caráter consultivo e sua observação não é obrigatória para companhias aéreas, que podem adotar seus próprios critérios em relação aos passageiros viajando para a Tailândia.

 Datas de início e término para anúncios de DDC e CAAT

As Medidas de Saúde Pública do DDC para entrada de Viajantes Estrangeiros na Tailândia e o Comunicado às Missões Aéreas do CAAT entraram em vigor no dia 10 de 10 de janeiro de 2023, e permanecerão válidas até novo aviso. De acordo com o MoPH, uma vez que esses países suspendam a exigência do RT-PCR antes da entrada, o seguro de saúde automaticamente não será mais necessário para entrada na Tailândia.