“Songkran in Thailand”, o Festival Tradicional do Ano Novo Tailandês” foi incluído na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A festa é o maior e mais importante festival anual da Tailândia, celebrado há séculos e cheio de tradição e cultura.
O anúncio foi feito no dia 6 de dezembro, durante a 18ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizado entre 4 a 9 de dezembro em Kasane, República do Botswana.
“Na Tailândia, Songkran refere-se à passagem anual do Sol para a constelação de Áries, o primeiro signo do Zodíaco, que marca o início tradicional do novo ano”, afirmou a UNESCO num comunicado. “Ocorrendo em meados de abril, após a colheita do arroz, é um momento em que as pessoas se reúnem com suas famílias e prestam homenagem aos idosos, aos ancestrais e às imagens sagradas de Buda. Derramar água é um ato significativo durante o Songkran, simbolizando limpeza, reverência e boa sorte.”
Sra. Thapanee Kiatphaibool, governadora do TAT, disse: “O Festival Songkran, que acontece em todo o país na Tailândia, é um evento onde a diversão barulhenta e as tradições antigas andam de mãos dadas. Com a inclusão na lista da UNESCO, Songkran 2024 promete surpreender e encantar moradores e turistas com celebrações ainda mais grandiosas.”
A festa é celebrada como feriado nacional de três dias, de 13 a 15 de abril, embora as celebrações possam durar até uma semana em alguns lugares.
Para os turistas, o Festival Songkran oferece a oportunidade de desfrutar uma grande celebração com festas nas ruas das cidades e vilas da Tailândia, e para os habitantes locais, é um momento em que podem passar momentos preciosos com as suas famílias e visitar templos para observar ritos antigos e fazer méritos. Não há dúvida de que é uma época fascinante para estar na Tailândia.