O Ministério do Turismo e Desporto (MOTS), em colaboração com o Instituto Nacional de Medicina de Emergência (NIEM) do Ministério da Saúde Pública, anunciou o financiamento médico de 50 milhões de Baht para turistas estrangeiros em caso de acidentes durante viagens na Tailândia.
Sra. Sudawan Wangsuphakijkosol, Ministra do Turismo e Desportos, disse “O Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, S.E. Sr. Srettha Thavisin, aprovaram o pagamento de indenizações aos turistas em caso de acidentes ou perdas. Assim, o Ministério do Turismo e Desportos iniciou o “Esquema de Assistência para Lesões e Acidentes de Turistas Estrangeiros” como parte dos nossos esforços contínuos para garantir a segurança dos turistas e aumentar a confiança dos turistas na Tailândia.”
Os 50 milhões de Baht serão usados para fornecer assistência aos turistas estrangeiros em caso de acidentes, crimes e outros desastres, mas não deve ser causado pelo descuido dos turistas, pela intenção de cometer atos ilegais ou por circunstâncias que possam causar o incidente.
Os turistas estrangeiros são elegíveis para cobertura se tiverem passaportes válidos e devem visitar a Tailândia entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2024 com visto de turista ou apenas para fins turísticos.
A taxa de compensação em caso de morte é de até 1 milhão de Baht. No caso de perda permanente de órgãos, perda de visão ou incapacidade permanente, será feito um pagamento de 300.000 Baht. No caso de lesões acidentais, as despesas médicas reais não excederão 500.000 Baht.
O MOTS iniciou o sistema “Thailand Traveller Safety” (TTS) via https://www.tts.go.th/ onde turistas estrangeiros podem se registrar online para proteção e cobertura. É importante notar que o programa está disponível apenas para turistas estrangeiros que possuam passaportes “não profissionais” válidos e visto de turista. Cidadãos de países e territórios que podem entrar na Tailândia ao abrigo do Esquema de Isenção de Visto de Turista devem visitar a Tailândia apenas para fins turísticos.
O Tenente Dr. Atchariya Pangma, secretário-geral do NIEM, disse: “Ao reunir nossos recursos para garantir que os turistas recebam serviços médicos de emergência a tempo, ajudará a aumentar a confiança dos turistas em relação aos padrões de segurança da Tailândia. A cooperação também promoverá a eficiência e a qualidade dos nossos sistemas médicos de emergência para o máximo benefício dos turistas.”