O Primeiro Ministro da Tailândia, S.E. Srettha Thavisin fez uma declaração no “Amazing Thailand Networking Event with the Prime Minister of Thailand” como parte da 49ª participação do país no ITB Berlin 2024 na Alemanha.
Organizado pela Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), o evento foi realizado em 7 de março de 2024, no CityCube Berlin durante a ITB Berlin 2024 e contou com a presença de mais de 200 operadores turísticos e membros da mídia europeus e tailandeses convidados.
O Primeiro-Ministro Srettha afirmou a importância do turismo no desenvolvimento socioeconómico e partilhou a visão do governo de levar a indústria do turismo tailandesa para o próximo nível e gerar 90,36 mil milhões de euros em receitas globais do turismo para este ano. Destes, 59,38 mil milhões de euros serão provenientes do turismo internacional, incluindo 17,15 mil milhões de euros em receitas e 8,5 milhões de visitantes dos mercados da Europa, África e Médio Oriente.
Sua Excelência indicou a melhoria significativa na facilidade de viajar nos últimos cinco meses, incluindo as isenções temporárias de vistos para visitantes indianos, russos, cazaques e taiwaneses e a recentemente lançada isenção mútua de vistos Tailândia-China. Além disso, estão em curso negociações com a UE para a isenção de vistos Schengen e com os homólogos da ASEAN para o acordo “One Visa, Free your Destination”.
O PM estendeu um convite aos turistas para explorarem destinos secundários além de cidades de renome mundial como Bangkok e Chiang Mai, para se entregarem às culturas locais e experiências únicas. Ele citou suas experiências de viagem por muitas culturas locais interessantes e joias escondidas em cidades menos conhecidas, alé, dos planos de adequação do horário de funcionamento dos locais de entretenimento e flexibilização das regras de venda de bebidas alcoólicas.
O Primeiro-Ministro reiterou que o governo coloca o “Soft Power Tailandês” no centro da sua política de turismo. Os belos e únicos festivais da Tailândia posicionam o país como um destino de festivais de classe mundial. O “Maha Songkran” será organizado para celebrar o reconhecimenyo como “Património cultural imaterial” da UNESCO. Serão lançados incentivos para atrair grandes festivais, concertos e eventos internacionais para a Tailândia.
Por último, o Primeiro-Ministro Srettha expressou a sua visão de ver a Tailândia tornar-se o centro da aviação do Sudeste Asiático nesta década. Destacou os planos de renovação e expansão dos aeroportos existentes e o desenvolvimento de dois novos aeroportos – o Aeroporto Internacional de Lanna em Chiang Mai e o Aeroporto Internacional de Andaman em Phang-nga e salientou os planos para melhorar a eficiência dos serviços de assistência em escala para acomodar o crescente número de passageiros, além de fornecer serviços de qualidade aos clientes, os padrões de segurança e proteção são elementos significativos para se tornar um centro de aviação global.
“Com o investimento e o compromisso do governo, a Tailândia está preparada para ver um crescimento explosivo no setor do turismo nos próximos anos. Queremos encorajar os viajantes a abraçar as suas experiências, partilhar as suas histórias de viagem na Tailândia, que se transformarão em memórias para a vida toda, e inspirar outras pessoas em todo o mundo a procurarem viagens intermináveis na Tailândia”, concluiu o Primeiro-Ministro Srettha.